Bonito - MS comemora em grande estilo o mês nacional do idoso
26/09/07 -
No dia 27 de setembro o país todo comemora o Dia da Pessoa Idosa, ocasião oportuna para uma reflexão a respeito do papel que o idoso ocupa na sociedade atual.
A Prefeitura Municipal de Bonito através da Secretaria Municipal de Ação Social trabalha, continuamente, para promover inclusão e o bem estar da pessoa idosa. Trabalho que nesse mês de setembro foi intensificado, havendo realização de ações especificas junto aos programas e projetos sociais, motivando a valorização da melhor idade por parte das crianças, adolescentes, bem como dos próprios idosos e seus familiares.
No dia 15 , sábado, no salão da maçonaria, integrando o calendário de comemorações do mês do idoso, houve uma grande festividade, alusiva ao DIA NACIONAL DA PESSOA IDOSA, organizada e executada pela Gestora de Ação Social Izabel Aivi de Figueiredo e toda sua equipe, onde com muita alegria homens e mulheres com idade superior a 60 anos da zona urbana e rural, dançaram, almoçaram, participaram de sorteios e foram homenageados através de apresentações culturais feitas por crianças e adolescentes do PETI, Programa Ambiental Municipal Mirim, Guarda Municipal Mirim e Projeto Arte para Todos. Os integrantes do Programa Conviver Idosos apresentaram o Tai Chi Chuam e uma coreografia ensaiada nos encontros de Arte Terapia, demonstrando que vitalidade não tem idade.
A Secretaria Municipal de Saúde, participou do evento disponibilizando, durante todo o período de festa, no salão da maçonaria, serviços rápidos de saúde voltado ao idoso, como verificação da pressão arterial e outros. Havendo, também, a contribuição dos comerciantes locais que doaram brindes para sorteio.
O Prefeito Municipal José Arthur em seu pronunciamento lembrou que o sucesso de um povo está diretamente relacionado à sua história e conquistas feitas por aqueles que, hoje, encontram-se na melhor idade, pessoas que contribuíram e ainda contribuem para construção de um mundo melhor. Sendo homenageados, na oportunidade, o Sr. Thedorico de Góes Falcão, Sr. José da Costa Alves e a Srª Nadir Ancel Alves que representam todos aqueles que fizeram e fazem a história de Bonito.
Aproveitando o clima quente os idosos dos Assentamentos Guaicurus, Santa Lucia e do Distrito Águas do Mirando foram levados ao Balneário Municipal, encerrando o dia de comemoração com muita descontração, ficando a certeza de que vale a pena envelhecer com dignidade.
Fonte: Tribuna Popular
http://www.portalbonito.com.br/cultura/noticias_ler.asp?id=11773
Dia Estadual da Pessoa Idosa (RJ) Foi Instituído, em 1983, por Lei de Autoria da Deputada Rosalda Paim
LEI Nº 682, DE 18 DE NOVEMBRO DE 1983.
INSTITUI O DIA ESTADUAL DA PESSOA IDOSA. |
O GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO,
Faço saber que a Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 3º - Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
Governador
LEI Nº 4318, DE 06 DE MAIO DE 2004.
MODIFICA A LEI Nº 682, DE 18 DE NOVEMBRO DE 1983. |
A Governadora do Estado do Rio de Janeiro,
Faço saber que a Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
- Art. 1º - O artigo 1º da Lei Estadual nº 682, de 18 de novembro de 1983 passa a ter a seguinte redação:
- “Art. 1º - Fica instituído o dia 01 de outubro como o Dia Estadual da Pessoa Idosa”.
Art. 2º - Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
ROSINHA GAROTINHO
Governadora
Governador
Ficha Técnica
Projeto de Lei nº | 114/83 | Mensagem nº | |
Autoria | ROSALDA PAIM | ||
Data de publicação | 21/11/1983 | Data Publ. partes vetadas |
Assunto:
Dia Estadual, Calendário Oficial Do Estado
Tipo de Revogação | Em Vigor |
Fonte: ALERJ
http://alerjln1.alerj.rj.gov.br/contlei.nsf/e9589b9aabd9cac8032564fe0065abb4/ad6fe9c040edf2690325658600724684?OpenDocument
A relação das 22 Leis aprovadas pela Assembléia Legislativa do Estado do Rio
de Janeiro (ALERJ), oriundas de projetos apresentados pela então Deputada Rosalda Paim (Legislatura 1983/1987) constam do site da ALERJ, no seguinte endereço:
http://alerjln1.alerj.rj.gov.br/contlei.nsf/Formularios/LeiOrdAssunto?OpenDocument&Start=2298.378&Count=1000&Expand=2642
Dia Nacional e Dia Internacional do Idoso
Por Bianca Furtado
A Organização das Nações Unidas divide os idosos em três categorias: pré-idosos (entre 55 e 64 anos), os idosos jovens (entre 65 e 79 anos ou 60 e 69 anos, para quem vive na Ásia e na região do Pacífico) e idosos avançados (com mais de 70 ou 80 anos). O crescimento dessa população é um fenômeno mundial e, em vinte anos, o Brasil será o sexto país com o maior número de idosos no mundo.
Símbolo da ONU |
No Brasil, o Dia Nacional do Idoso foi estabelecido pela Comissão de Educação do Senado Federal, também em 1999, com o objetivo de conhecer os direitos e dificuldades dos idosos brasileiros. É comemorado no dia 27 de setembro. Em 2000, segundo o Censo, a população de 60 anos correspondia a 8,6% da população total. Segundo IBGE, os idosos brasileiros chegarão a 30 milhões em duas décadas, quase 13% da população. Entre as capitais, Rio de Janeiro e Porto Alegre se destacam com as maiores proporções.
Dado serve de alerta para governo e sociedades
Em 2002, a esperança média de vida ao nascer era de 71 anos, o que representa um aumento de 4,7 anos em relação a 1992. Contribuíram para esse envelhecimento, fatores como: melhorias na rede de saneamento básico e avanços na área de saúde por meio de programas de vacinação, novos medicamentos e da ampliação do sistema de assistência médica.
Apesar disso, ainda há muita desinformação, preconceito e desrespeito em relação às pessoas da terceira idade, principalmente nos países pobres ou em desenvolvimento. Os idosos brasileiros vivem graves problemas como a desvalorização de aposentadorias e pensões, depressão, falta de assistência e de atividades de lazer, abandono em hospitais ou asilos e o difícil acesso aos planos de saúde.
Política Nacional do Idoso
A Constituição de 1988 foi a primeira a demonstrar preocupação em relação ao idoso. A Política Nacional do idoso, através da Lei nº. 8.842, de 4 de janeiro de 1994, implementou os cursos de Geriatria e Gerontologia Social nas faculdades de Medicina. A Geriatria é uma especialidade médica que trata da saúde do idoso, enquanto Gerontologia é a ciência que estuda o envelhecimento. O Ministério da Saúde também iniciou campanhas anuais de vacinação do idoso contra a gripe, doença que atinge 11 milhões de pessoas no país.
Carinho é fundamental |
A Política criou condições para promover a longevidade com qualidade de vida, colocando em prática ações voltadas, não apenas para os que estão velhos, mas também para aqueles que vão envelhecer. Sua implantação estimulou a articulação dos ministérios setoriais para o lançamento, em 1997, de um Plano de Ação Governamental para Integração da Política Nacional do idoso. São nove os órgãos que compõem o Plano: Ministérios da Previdência e Assistência Social, da Educação, da Justiça, Cultura, Trabalho e Emprego, da Saúde, Esporte e Turismo, Transporte, Planejamento e Orçamento e Gestão.
Voluntariado na Terceira Idade
O trabalho voluntário de idosos foi recomendado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2002, como uma força de desenvolvimento e envelhecimento ativo. Porém, somente 27% dos idosos em São Paulo pratica trabalho voluntário, segundo pesquisa de mestrado defendida na USP. O estudo envolveu 2.143 idosos da cidade, que representam o Brasil no Projeto Saúde, Bem-Estar e Envelhecimento (Sabe), da Organização Panamericana de Saúde (Opas).
O trabalho voluntário está associado à assistência social, com casas de saúde e instituições voltadas aos excluídos. Essa prestação de serviços, chamada forma direta de voluntariado, inclui ainda ensino, transporte e administração, por exemplo. A outra forma de voluntariado, mais freqüente, é a indireta: doação de dinheiro, comida e roupas, por exemplo.
Idosa do Projeto Velho Amigo |
O que é o CNDI?
O Conselho Nacional dos Direitos do Idoso é um órgão vinculado à Secretaria Especial dos Direitos Humanos. Seu objetivo é supervisionar e avaliar as Políticas Nacionais do Idoso, estimular e apoiar tecnicamente a criação de conselhos de direitos para a pessoa idosa em todo país. O Conselho reúne-se a cada dois meses para discutir e dar encaminhamento às principais decisões relacionadas aos direitos da pessoa idosa. O CNDI é composto por 28 conselheiros e seu presidente é o subsecretário de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, Perly Cipriano.
Subsecretaria de Direitos Humanos
Criada pela Medida Provisória nº 259, de 21 de julho de 2005, a Subsecretaria de Direitos Humanos é o órgão da Secretaria-Geral da Presidência da República que trata da articulação e implementação de políticas públicas voltadas para a promoção e proteção dos direitos humanos. Conheça o Plano de Ação Internacional para o Envelhecimento
http://www.portaldovoluntario.org.br/site/pagina.php?idconteudo=773
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial