Anastácio - MS transforma terrenos baldios em lavoura urbana
06/06/2007 |
Famílias carentes da região da Vila Afonso Paim já vão iniciar a colheita de uma grande quantidade de hortaliças. A melhoria no cardápio destes moradores será possível graças ao projeto lavoura urbana desenvolvido pela Prefeitura de Anastácio, por meio das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Sustentável e de Promoção Social. Conforme o prefeito Cláudio Valério, além beneficiar as famílias a ação visa também a conscientização dos proprietários para a manutenção dos terrenos urbanos. Cerca de 40 famílias estão envolvidas no projeto.
Nesta primeira experiência, a lavoura urbana está formada numa extensa área ao lado da Escola Municipal Afonso Paim. A Secretaria de Desenvolvimento Sustentável esclareceu que a iniciativa ocupa os terrenos baldios e faz que estes sejam produtivos, com o plantio de mandioca, abóbora, pepino, couve, alface e demais leguminosos e verduras.
O projeto garante um melhor aproveitamento de espaços ociosos, evita o acúmulo de lixo e entulhos ou o crescimento desordenado de plantas daninhas, onde possam abrigar insetos peçonhentos e pequenos animais que venham prejudicar a saúde humana. A Prefeitura disponibiliza os materiais necessários para a execução do projeto (postes, arames, sementes), como também os maquinários para o preparo do solo.
Capacitação
A capacitação dos envolvidos para o cultivo dos diferentes tipos de culturas teve parceria com o Centro de Educação Profissional de Aquidauana, onde os próprios alunos exerceram na prática o que aprenderam em sala de aula, sempre com orientação e supervisão de um professor.
Social
Na busca de alternativas para a melhoria da alimentação e renda das famílias carentes residentes na zona urbana de Anastácio, o Município identificou na produção de hortaliças nos terrenos baldios uma excelente opção, uma vez que todo alimento produzido é revertido em beneficio próprio dos moradores.
Além de melhorar na alimentação, o excedente pode ser comercializado no mercado local diariamente com vegetais frescos e variados. A área dispõe de recursos necessários a produção (terra apropriada, nivelada, água, etc.). Neste sentido, a lavoura urbana aproveita estes recursos para melhorar a qualidade de vida das famílias (melhorando a alimentação e gerando receita). O projeto contribui para tornar estas famílias menos dependente de recursos externos.
Fonte: Anastácio Notícias
http://www.prefeituraanastacio.com.br/index.php?pagina=noticias-ver&id_noticia=21
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial